O LIVREIRO

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Trator vai tomando o lugar da enxada no preparo da terra em Alagoas



Pequenos agricultores de Alagoas estão contando com tratores na hora de preparar a terra para o plantio. Além de agilizar o trabalho, o custo de produção também diminuiu.

A enxada não acompanha mais o agricultor Rosival Heniruq da Silva quando ele sai de casa para trabalhar. Agora, ele conta com um trator para limpar o mato e arar a terra onde pretende plantar mandioca e fumo. O melhor é que as despesas não vão pesar no bolso do agricultor que mora em Limoeiro de Anadia, região agreste de Alagoas.

Os custos pelo serviço ficam à cargo da prefeitura que paga o aluguel das máquinas e as diárias dos tratoristas. A única despesa dos agricultores é com o combustível. As máquinas consomem 15 litros por hectare. Como o litro do óleo diesel na região custa R$ 1,90 em média, os gastos pela utilização dos tratores não ultrapassam os R$ 30,00 por hectare.

Duas semanas é o tempo que seu Rosival gastaria para limpar uma área de terra com cerca de um hectare usando apenas a força física e ainda contando com a ajuda de dois trabalhadores rurais. O trator consegue fazer o mesmo serviço em apenas duas horas. Isso sem contar com a economia com o pagamento das diárias dos trabalhadores.

Seis tratores foram colocados à disposição dos pequenos agricultores de Limoeiro de Anadia, mas só tem direito a utilizar as máquinas quem possui até sete hectares de terras. A expectativa é que cerca de 2,4 mil agricultores façam uso dos tratores em 2010.

Na propriedade de seu José Otávio o trator já fez metade do trabalho. Daqui a alguns dias as terras estarão prontas para o plantio de feijão de corda e mandioca. Os tratoristas também gostaram da ideia.




Globo Rural
Marcas e Máquinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário