O LIVREIRO

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

SETOR DA CANA TERÁ NOVO CÁLCULO DE PREÇO EM PE


Setor da cana terá novo cálculo de preço em PE
Precificação será regida por Consecana do Estado
Fornecedores de cana-de-açúcar e representantes do setor sucroalcooleiro discutiram no início desta semana, no Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar -PE), o início do processo de homologação do estatuto que regerá o Conselho dos Produtores da Cadeia Produtiva da Cana do Estado (Consecana-PE) a exemplo do sistema de definição do preço da tonelada da cana em vigor atualmente no Estado de São Paulo. O Consecana é considerado o modelo mais bem-sucedido dos últimos 12 anos de precificação na cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

O documento possibilita que as demandas da cadeia produtiva sejam atendidas nas esferas estaduais e federal. De acordo com o secretário de Agricultura de Pernambuco, Ranilson Ramos, esta é uma agenda positiva para o setor, que fatura R$ 1,7 bilhão por ano e gera 100 mil empregos diretos.

– É a prova de que o segmento está maduro em relação a verticalização da cadeia, fortalecendo o fornecedor e a agroindústria para o enfrentamento com os setores públicos, principalmente com a União.

O Estado está investindo R$ 6 milhões na compra de fertilizantes para distribuir a cerca de 15 mil produtores de cana, através do Programa Terra Ponta em 2011. O conselho será presidido por Gerson Carneiro Leão, que atualmente é presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana de Pernambuco.





CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário