O LIVREIRO

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Chuvas em SP atrasam plantio da cana


Chuvas em SP atrasam plantio da cana
Foram mais de 290 milímetros nos primeiros 20 dias de janeiroKellen Severo | Piracicaba (SP)
Atualizada às 20h24min

O excesso de chuvas atrasou o preparo da terra para plantio de cana na região de Piracicaba (SP). Sem que a chuva dê trégua, as máquinas estão paradas, pois não há como iniciar os trabalhos. Foram mais de 290 milímetros nestes 20 dias de janeiro, mais do que o total registrado num único mês.

– Se perde porque você vai plantar mais tarde, se perde porque os empregados estão parados e essa cana vai ter menos tempo para crescer e ficar pronta para o corte – diz o produtor de cana Odair Novello.

A chuva é sempre bem vinda para o canavial, mas o excesso é que preocupa. Segundo o diretor da Cooperativa dos Plantadores de Cana de São Paulo (Coplacana), Arnaldo Antônio Bortoletto, alguns prejuízos começam a aparecer.

– Erosão para o solo e lixiviação dos nutrientes que estão para serem absorvidos nesta época de desenvolvimento. É isto que ocorre de prejuízo – lamenta Bortoletto.

A cana que já está plantada também sofre com o excesso de água, e pequenas poças se formam ao redor da planta. O produtor prevê queda na qualidade da cana que vai ser colhida a partir de abril.

– A cana parou de crescer. Hoje para ela começar a recuperar vai levar um mês. Ela já perdeu a fase do crescimento e está definhando – diz Novello.

Para o diretor técnico da Associação de Produtores de Cana de Piracicaba, José Rodolfo Peatti, o volume de produção também pode ficar abaixo do esperado.




CANAL RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário