O LIVREIRO

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Seca derruba produção das usinas em Pernambuco


A falta de chuva na Zona da Mata do Estado fez antecipar o fim da moagem da cana-de-açúcar. Em algumas usinas, a produção teve uma queda de quase 20%, este ano. Com isso, cerca de 25 mil trabalhadores que conseguem emprego durante a safra estão sendo dispensados e indo para casa mais cedo.

A maioria das usinas encerrou as atividades cerca de mês mais cedo. Com isso, o impacto na produção foi grande. “Nós tivemos uma redução em torno de 18% devido à seca na Mata Norte do Estado. Isso impossibilitou que nós alcançássemos a mesma safra passada de aproximadamente de 1, 270 mil toneladas de cana esmagada”, explicou o diretor executivo de uma usina, Frederico Petribu Vilaça.

A estiagem comprometeu a safra 2010/2011 em Pernambuco, que tem 22 usinas na ativa. Por conta disso, o Estado não acompanhou o crescimento nacional do setor. “Pernambuco reduz o total da safra em cerca de 3,5% enquanto o país chega a crescer 6% nessa questão do esmagamento total de cana em função do crescimento do centro sul”, destacou o presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha.

Como Pernambuco responde por 5% da cana de todo o país, a queda na produção não deve interferir no preço do açúcar e do etanol, mas há um detalhe preocupante: o número de trabalhadores dispensados antes do tempo.

Em todo Estado, o número é de aproximadamente 25 mil. São operadores de máquinas, cortadores de cana, serventes, motoristas e vários outros profissionais conhecidos como safristas, ou seja, trabalham apenas durante o período de safra.

O motorista Valter Alves sabe que para toda essa gente os próximos meses são de muita dificuldade. “A gente que vive aqui nessa área de cana de açúcar, quando é no período da entressafra, quem sai daqui da usina sofre muito. Uns vão tirar areia, outros vão para a maré para pescar. E os outros que têm alguma profissão arrumam serviço fora. Quem não tem, tem que ficar nesse sofrimento aqui.”

FONTE: Portal do Agronegócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário